“Não serei simonalizado”

“Não serei simonalizado”
Lobão/Rui Mendes

“É lamentável perceber que continuam insistindo em tentar fazer de mim uma caricatura.

Lamentável e inócuo, pois a caricatura não cabe no figurino.

Estou cansado de ser tratado como um moleque, um roqueiro maconheiro, um mal social, doidão, polêmico, por gente que não tem a menor capacidade de ententer o que faço, o que falo, quem sou e qual é meu verdadeiro tamanho. Problema todo de vocês.

Esquecem que eu tenho muita gente que me conhece e que gosta de mim, que está tão indignada quanto eu nessa patuscada ridícula e descabida que estão armando.

Esse papo canalha não cola, pois a minha história me respalda.

Aqueles que estão usando de precipitação e covardia para tentar arranhar meu nome fiquem sabendo que os vilões da história são vocês. Mas não sou vossa vítima, não, pois vocês não têm capacidade nem potência, nem tamanho para me vitimar em nada. Vocês são uns vilõezinhos de meia tigela.

É o que digo: a direita e a esquerda se merecem, pois são retrógradas, nacionalistas, ressentidas, vingativas e adoram uma tiraniazinha.

Vocês são o passado, o obsoleto, o pretérito mais que imperfeito da maneira viciada invejosa e impotente de pensar o Brasil.

Vocês pegaram o bonde errado da história e têm que viver com esse erro.

Enquanto estou num momento muito feliz da minha vida, minha autobiografia está na lista dos mais vendidos desde janeiro, vai virar filme, sou um jovem escritor de 53 anos e tenho uma carreira musical de mais de 35 anos absolutamente solidificada. Portanto, acostumem-se, pois eu não serei simonalizado por vossas estultices repletas de rancor, impotência e covardia.

Aprendam depressa a me respeitar para não caírem no ridículo popular, no descrédito e no oblívio. Falei?

É isso aí.”

Lobão

Declaração ocorreu em festival literário

O cantor Lobão está no centro de uma polêmica envolvendo o jornal Folha de S.Paulo devido a uma palestra que deu no Festival da Mantiqueira, em São Francisco Xavier (SP), em 29 de maio passado. Suas declarações foram reproduzidas pelo veículo no último dia 31, mas o músico alegou que elas haviam sido descontextualizadas. Ao final da matéria “Lobão critica João Gilberto e Chico Buarque em palestra”, a reportagem diz: “O cantor reclamou que há um ‘excesso de vitimização na cultura brasileira’. ‘Essa tendência esquerdista vem da época da ditadura. Hoje, dão indenização para quem sequestrou embaixadores e crucificam os torturadores que arrancaram umas unhazinhas’, completou.”

Em sua edição de hoje, o jornal publicou outra matéria sobre o assunto (“Após falar sobre ditadura, Lobão critica reportagem da Folha”), em que afirma que Lobão de fato não usou a palavra “indenização” em sua palestra no Festival da Mantiqueira.

Na mesma matéria, Lobão afirma: “O que eu quis dizer (…) é que a direita torturadora e a esquerda vítima eram iguais porque eram retrógadas e nacionalistas. Eram pessoas que gostavam de tirania (…). Ninguém ali estava lutando por uma democracia. A gente estava com Che Guevara, uma ditadura do proletariado.”

No texto que a CULT publica agora com exclusividade, Lobão diz recusar ser “simonalizado”, em referência ao cantor frequentemente ser associado ao regime militar.

(128) Comentários

  1. É isso ai Lobão, sua história não pode ficar refém da memória desses “vultos obsoletos, pensadores do periodo medieval”

  2. É incrível como as pessoas só começam a discutir (ou, nesse caso, polemizar e ficar berrando na internet) um assunto quando é esfregado na cara delas!
    Veja pelo lado bom, Lobão! Muito provavelmente essa polemização do seu comentário sobre “esquerda x direita x ditadura” vai levar algumas pessoas a parar para pensar sobre esse periodo e chegar a mesma conclusão ÓBVIA a que você chegou: Não existem bandidos e mocinhos!!! E nunca existiram em nenhum período histórico.
    Achei muito legal o documentário Cidadão Boilensen que vi outro dia no Canal Brasil, ele mostra muito bem isso.
    “São só dois lados da mesma moeda” eheheheh

  3. A história é sempre contada na versão de quem está com a faca e o queijo na mão. Já foi contada pela direita, agora pela esquerda e, convenhamos, é o mesmo conto do vigário que a gente cai desde que o mundo é mundo! O Lobão é maior que isso.

  4. Lobão tem direito de expor suas ideias, ou suas impressões, quando ele não tem conhecimento do que fala. Discordo de voa parte do que Lobão fala, pra mim ele é um babaca, mas tem o direito de falar. Problema mesmo é essa imprensa mascarada e vendida, principalmente veículos impressos, como a FOLHA, que se veem num discrédito moral e financeiro sem precedentes. Não me preocupo com Lobão, me preocupo com a imprensa.

  5. Concordo com tudo que Lobão escreveu, especialmente sobre nem esquerda nem direita quererem a democracia. A luta eterna é pelo poder.

  6. penso que todos nós devemos ter conciência que o passado é passado e ponto. E lendo o livro do Lobão ele mesmo diz q. o passado o deixou mais forte,maduro, então esquerda e direita é passado. Os jornalistas tem a obrigação de se atualizar, passar a informação do presente,seja ele, cantor, político, cientista…

  7. história? que história? quem é Lobão? o que este ser já fez pela cultura brasileira (ou por qquer outra coisa)? lobão é o exemplo mais claro e nítido da “DiogoMainardização” do Brasil.

  8. Imprensa que se preocupa mais em “polemizar” que em informar corretamente é um pé no saco. Pior que este modelo está virando moda.

  9. A imprensa na busca sem limites pela noticia, tem interrompido o sossego de muitos famosos.
    Idiotas, sem argumentos e criatividade. Busquem algo novo, que chame a atenção de forma inteligente.

    Não esquenta Lobão. “É ver ouvir e não ligar”. Você sabe mais do que eles.

  10. Realmente, Lobão não será “simonalizado” porque eles são muito diferentes: Simonal tinha talento.

  11. O Lobão nada é. O Simonal esteticamente, musicalmente era grande, singular.
    Não se compara este com aquele.
    Mas é espantoso como sempre declarações como esta recebem a concordância de tanta gente.

  12. essa carta é a síntese da música El Desdichado II… Cresci ouvindo as músicas desse cara. O disco acústico está espetacular…

  13. Tem gente aí mais preocupada em amordaçar, enquadrar, intimidar e controlar a imprensa, pondo-a a serviço de seus interesses.

  14. Tenho 49 anos e quando a ditadura se instalou definitivamente em nosso país,era apenas uma criança.Quando pude finalmente me dar conta do que estava ocorrendo e do que já havia ocorrido,pude fazer uma análise e cheguei a triste conclusão que o país melhorou quando algumas figuras carimbadas da política tanto da direita, quanto da esquerda, finalmente sumiram da vida pública.
    Era a direita fingindo governar e a esquerda fingindo ser oposição.
    Exemplificando , Mário Covas foi co-fundador de um partido dito moderno, liberal e democrata ( PSDB ). Como esquecer que o mesmo foi prefeito biônico da cidade de São Paulo(?!)… indicado por Franco Montoro!!!
    Quem abomina ditaduras não deveria aceitar indicações…
    Essa história de que os fins justificam os meios, já era!
    Mas o que mais me enche o saco mesmo é artista se achar!
    No Brasil há muitos que se acham!

  15. O ROCK ERROU, ERROU MESMO, COMEÇANDO POR LOBÃO QUE HOJE VEM COM SEU DISCURSO BARATO E QUERENDO A QUALQUER CUSTO APARECER. VOLTA PARA O SEU PROGRAMA ESPECIALIZADO EM AUDIENCIA NA MTV, LÁ VOCE CONSEGUE SER VOCE MESMO.

  16. Lobao….voce sempre foi um super musico….inteligente, respeitavel….
    Ignore…ignore….e ignore os comentarios infelizes….!!!
    Continue focado em seus trabalhos, o seu publico (como eu e muita gente) merece!!!
    A imprensa sempre foi e sempre sera igualzinha…..entendeu?
    Bj…olha pra frente…..

  17. Lobão não parou…. Está cada vez mais alucinado….

    Pena que a mídia dê espaço para esse “tipinho” que nunca conseguiu fazer nada de bom para a cultura nacional.
    É só tipo… e isso infelismente vende livro!

  18. Lobão, a cada dia gosto mais de vc, como seria bom morar num país onde só vivessem doidões como vc, sua lucidez é demais. bj

  19. Lobão!! Acho melhor voce construir um disco voador e se mandar pra Lua. Todo mundo tá cansado das suas birras, enjoos e falatorios que não querem dizer coisa com coisa. Parece menino mimado da zona sul do RIO que só quer se aparecer.

  20. Verdade… não devemos aceitar a escrita como um fato incontestável. É através dos questionamentos que nós tornamos seres conscientes, descobridores da verdade. Valeu Lobão

  21. “É pelas próprias virtudes que se é mais bem castigado”

    [Nietzsche] sintetiza o que estão fazendo com você Lobão!

    Realmente não existe democracia, apenas a busca pelo poder!!!
    Dê a César o que é de César!!! Fariseus hipócritas!!!
    Esse é o jogo eterno, jogado no paradoxo cronológico atemporal do espaço tempo contemporâneo. É um jogo de cartas marcadas!!! Seus jogadores estão mancomunados, manipulam o tabuleiro da nossa consciência!!!

  22. O Lobão é um dos melhores músicos da história da música brasileira, é um cara inteligentissimo.
    Mas é visto como só um idiota que critica todo mundo.. e ele mesmo que formou essa imgem.
    Antes de ele fazer o acústico MTV, eu só ouvia falar dele quando ele falava mal de alguem. No fundo ele têm que agradecer eternamente a MTV por revive-lo.

  23. Pq te veem como polêmico, Lobão? Simplesmente pq em TODAS as suas entrevistas, os temas são sempre os outros. Quando se trata de você, é pra falar da sua mãe, da sua relação com drogas, das suas peripécias pela vida.

    Música que é bom, nada. E pq nada?
    Pq não há nada de relevante que você tenha feito de 15 anos para cá. E como você e o jornalista, ambos sabem disso, não tocam no assunto que deveria ser primordial em suas aparições na música.

    Respeito é algo que se conquista, já dizia o batidíssimo ditato verde amarelo. E você, meu caro, não conquistou. Falar mal de Herbert Vianna, Gilberto Gil, Lula e seja mais quem você use para aparecer só faz a frase “eu respeito Lobão” ser algo utópico.

    Lide com isso e ou vá fazer música.

  24. Acho confuso. Em duas linhas Lobão diz que não é vítima, nas demais ele parece ter aceitado bem o papel. Se ele está tão acima disso, porque se irritou tanto a ponto de escrever uma carta adolescente?

  25. TOTALMENTE PERDIDO. Mas é questao de excesso de rebeldia e necessidade de exposição midiática, isso parece estar virando moda.

  26. O Lobão é um dos poucos caras do meio artístico que fala o que pensa, sem medo da cara feia de veículos de impressa que tentam enfiar pela goela abaixo (jornais, redes de TV) do povo. Além de ser um dos caras mais verdadeiros da cena músical brasileira.

  27. Lobão, que tal se alguem lhe tirasse “umas unhazinhas”???Vc faria o que? Não tentaria se defender de alguma forma??? Se oriente rapaz!

  28. O Lobão é um dos poucos caras do meio artístico que falam, o que pensam, sem medo da cara feia de veículos de impressa que tentam enfiar pela goela abaixo (jornais, redes de TV) do povo. Além de ser um dos caras mais verdadeiros da cena músical brasileira.

  29. Excelente a visão de Lobão!!! Esquerda e Direita se merecem pelo fato que você citou. Só que sob minha ótica, a Direita evitou que a ditadura do proletariado tomasse o poder, em troca ficou no poder, mais do que o necessário, mas deixou o poder sem armas, em um processo de transição tranquilo!!! Enquanto isso o que fazem os ditadores de esquerda até hoje? Os militares usurparam do poder em benefício próprio, me aponte um General o ou militar que enriqueceu durante o militarismo? Quantos politicos enriqueceram com a nossa “democracia”? Parabéns Lobão pela visão…

  30. Perdido esta vc Francisco de Assis !! Se vc não consegue entender um texto tão claro e simples,em que mostra que o Lobão tem 101% de razão..então vc esta completamente perdido..haahah cuidado com o que vc assina….Alias,essas pessoas se chamavam “patrulhas ideologicas “…exigiam q todos apoiassem a esquerda..pena q a vontade deles NUNCA foi a mesma do povo brasileiro…EM TODOS OS PAISES EXISTE OPOSIÇÃO E OS GOVERNOS SE DEFENDEM !! Tem tv em casa? Assiste a DWTV,tem um horario em espanhol..veja o q acontece no mundo…vc só vai ficar um pouco mais perdido do que ja esta !!! o III milenio não aceita mais essa mentalidade local.

  31. MEUS INIMIGOS ESTÃO NO PODER! E SEMPRE ESTARÃO NO PODER!O PODER É O NOSSO GRANDE INIMIGO!DIREITA E ESQUERDA SÃO A MESMA COISA…, SÃO O PODER! VAMOS COMBATER O PODER! COM UMA ÚNICA ARMA…A INTELIGENCIA!!!

  32. Deixa o Lobão falar, ele é “BÃO” mesmo de boca…Tem tudo a ver com essa viuvez dos anos 60, coisa chata. Será que não podemos refletir de um modo diferente? Valeu Lobão!

  33. É a lei da causa e efeito. Um cara que do nada coloca no twitter: DEVOLVE ESSA PORRA BETHANIA!, para uma cantora maravilhosa, discreta e profissional, que nem sequer captou um tostao do valor aprovado pela lei, merece esse retorno. Aprenda a respeitar para ser respeitado Lobão!! Pare de apedrejar e use sua força para falar coisas boas e produtivas, ou criticar o que realmente deve ser criticado. S

  34. Sensacional!!
    Lobão é o cara!!! É tolo aquele que acredita que se quer houve esquerda ou direita nesse país!!Um ditador (que também não merece ter seu nome citado) já dizia algo assim “A Esquerda e a Direita nesse país são como o cume de uma ferradura!”

  35. Adorei a carta Lobão! puxa como voce eh polido na escrita; admirável como eh possível chutar o saco de alguem e ao mesmo tempo traze-lo a razão com remorso pela furada que deu ao te criticar; meus parabéns a tudo que voce criou ate hoje o que deu mais caráter ao pensamento Brasileiro. abrcs.

  36. Alguem aqui ainda acredita que o ideal da esquerda dos anos 60,70 era a democracia??? Se esta esquerda tivesse a mesma estrutura dos militares teriam feito coisas piores…bem…Lobão! siga em frente, dê o seu recado, a grande maioria agradece. Abraço!

  37. Ele é vitima dele mesmo! Ele é um chato!!! Um Mala! Ele é o bom, é o fod_, e mete a boca em todo mundo (todo mundo que ele vê pela frente fala que roubou uma musica delet). Merece, tinha que acabar muito pior do que esta!! Pelo menos todo mundo baba o ovo dele e ele ainda faz um bom dinheiro, tinha que estar é feliz.

  38. esquerda direita centro … para que tem sarney, renan, palocci, entre outras tiriricas, o que importa é LOBBY…LOBÃO …é LOBBY… LOBBY LOBBY LOBBY LOBÃO!!

  39. Como se diz aqui onde moro no interiorrrrr do Paraná: Vai “trabaiá” Lobão….Vai carpi mato e larga de encheê o saco homi…. Brincadeiras à parte : Estou com vc Lobo Mau…. Sei de sua luta contra o (?)Estabilishment????Pois é : Sei de sua lida contra o mal….

  40. Lobão é o cara!!
    Gosto muito desse jeito despojado do Lobão falar, ele tem razão a direita foi cruel e a esquerda seria diferente? Olha o Fidel em Cuba! Os 70 anos do comunismo soviético! Tem uns caras no Brasil que vem tirando vantagem dessa história de esquerda a muito tempo. Continua falando mesmo Lobão!!!

  41. Lobão fique tranquilo! Vc não vai ser “simonalizado” nem pela esquerda, direita, centro, ou qualquer outra denominação político-ideológica. Seu trabalho é tão pífio, que jamais será comparado ao do saudoso Wilson Simonal.

  42. É incrível a total ignorância de nosso querido amigo Lobinho… Se o caro quer expor suas pequenas idéias, que deixe! Mas não tem tem direito de criticar as pessoas que o fizeram, dizendo ainda que NÓS somos retrógrados. Oras, isso pra mim foi muito simples: ele não é nada mais nada menos que a autocomiseração em pessoa. E se o seu livro está em primeiro dos mais Vendidos, que bom! Pois saiba que a Bíblia também está, e infelizmente com certeza é a menos lida.

  43. Lobão, você ainda não é NINGUEM! Pelo jeito toda essa historia espetacular, magnifica, intelectualizada, super-fantastica não lhe ensinou a ser humilde. E por mais que seja o maior, sempre são os outros que devem dizer, nunca você mesmo. Já faz tempo que faz declarações descabidas, se achando o máximo dos pensadores.
    VEja o exemplo de pessoas como Nelson Mandela, que mesmo evitando uma guerra em seu país, nao sai falando sobre si e nem criticando seus opositores.
    Precisa crescer ainda!

  44. Essa temática (direita x esquerda) me fez lembrar uma música dos Engenheiros do Hawaii, A Revolta dos Dândis II, que fala: “esquerda direita direitos e deveres os tres patetas os tres poderes, ascenção e queda são dois lados da mesma moeda… tudo é igual quando se pensa em como tudo poderia ser…”. Falando do lobão: Direita e Esquerda são dois fanfarrões que tomam uma juntos na mesa do bar… enquanto nós meros mortais vivemos nossas, quase, vidas…

  45. Desde quando Lobão é maior que alguma coisa? Há algum disco memorável dele. Afinal o que ele é? Músico? Caga-regra? Há pelo menos 20 anos que ele não se destaca por méritos artísticos. Por que não resolve logo ocupar o lugar do Diogo Mainardi na Veja?

  46. Leiam A REVOLUÇÃO DOS BICHOS – GEORGE ORWEL
    LOBÃO ESTÁ CORRETO – PARABÉNS

  47. De fato, o Poder é dinheiro que é igual à Política. Direita e Esquerda são todos farinha do mesmo saco. Os que se fazem passar por bons moços como o tal “netinho”, que nunca enganou ninguém, só os analfabetos que votaram nele, como é a maioria no Brasil, acabaram por colocá-lo no Poder. Conseguiu sua “boquinha” e não demorou muito para mostrar a que veio vide caso das notas frias. Quanto ao Lobão, um cara inteligente, realmente polêmico, mas, e daí. O que nos interessa saber o que você LOBÃO, faz ou fala. Você não é político, mas também nunca fez nada pelo seu País e sua biografia não vai interessar a ninguém. Vc é somente mais um mortal. Então Sr. Lobão, não de uma de “faça o que eu digo mas não faça o que eu faço”, pois, é exatamente o que vc está fazendo: “se vitimizando”. Seja apenas músico, vc sempre foi um batalhador. Mas seja como for sou seu fã. abrax!

  48. Coragem e personalidade sem meias palavras. Bravo Lobão !Quanto a’esquerda’ não existe mais há tempo. Foi tanto pra esquerda que acabou dando a volta ao mundo e se unindo à direita, mesmo sem a reconhecer.A isso chama-se ‘prestidigitação da política de resultados’.Hoje o monolito do poder é um plutocrático transformador de tudo em ‘profit benefits’ …

  49. Concordo plenamente com quem disse que Lobão tem todo direito de se expressar sobre qualquer assunto, mesmo que ele seja um grande ignorante sobre ele, como é o caso da ditadura militar nos anos sessenta. Lobão, como a maioria dos comentaristas de plantão por aqui, é filho da mesma classe média que patrocinou os militares golpistas, e cuja ideologia, por mais que ele negue, permeia as suas entranhas. A esquerda que lutou pelo fim do regime de exceção no país era formada por uma riqueza de ideologias, que em comum era luta por legalidade e equidade em nossa nação. Querer colocar tudo isso em um único balaio, se não for ingenuidade, é pura má fé. Eu cresci em uma família da classe trabalhadora e aprendi o quanto é valioso a luta por chances iguais para todos, e que a liberdade política é primordial para o avanço social. Se agora alguns menosprezam esse valor, é porque nunca vivenciaram um estado policial que impedia o diverso, e agora é fácil se posicionar sem nenhum envolvimento, afinal alguém já lutou para que a democracia passasse a existir no Brasil.
    Lobão, ou quem quer que seja, não pode tentar misturar no mesmo saco quem lucrou ou participou da ditadura com aqueles que deixaram suas individualidades de lado na busca do bem comum. Como eu, milhares de outras pessoas deixaram a comodidade da sua casa para lutar por mudanças no Brasil, e sempre pensando na maioria do povo brasileiro, mesmo que essa renovação não fosse o ideário da sua classe social. COMO EU, A IMENSA MAIORIA QUE LUTOU CONTRA A DITADURA, O FEZ SEM INTERESSE PRÓPRIO IMEDIATO, O QUE NOS TORNA ÁGUA CRISTALINA, EM RELAÇÃO AO ÓLEO DO OPORTUNISMO E CASUÍSMO CONSTRUÍDOS NO REGIME DOS MILITARES E DE SEUS ASSOCIADOS. ATÉ HOJE PODEMOS VER OS MESMOS GRUPOS LUTANDO PELO RETROCESSO, O QUE NOS DIFERENCIA ATÉ OS DIAS ATUAIS.
    Gosto do Lobão por sua obra musical, que infelizmente secou. Como compositor, possui obras de valor. Como polemizador, também. E paramos por aí, pois sua fecundidade artística já não é mais a mesma há muito tempo. E outra coisa, a sua revolta personalizada em Wilson Simonal também carece de credibilidade e aceitação, pois apesar do grande artista que foi este senhor, não se pode esquecer que ele mandou torturar seu contador, como já foi provado, e tortura é crime hediondo. Ou não é? Aceito que se relembre o cantor Simonal, mas e o contador que pedia para ele não o torturá-lo, e que nunca teve chance de se redimir também. Então Lobão, te prefiro fazendo canções de rock, ao invés de delirar de frente às câmeras e spots de luz. E aqueles que desconhecem a história recente do Brasil, por favor, por respeito à verdade, não expressem críticas sem nenhum respaldo em nossa realidade. Prezar o real é princípio básico de qualquer crítico, inclusive os amadores.

  50. Não vou e não quero entrar na questão Lobão X folha, porém quero manifestar minha decpção com a apresentação do cantor no festival da mantiqueira em São Francisco Xavier, eu estava presente no Show e foi muito chato, cheio de músicas desconhecidas, sua falta de educação com seu público foi grosseiro ( no mínimo ) entrou no palco, cantou, cantou ,,, e nem boa noite deu.Tudo bem que era um show gratuito, mas estava muito bem pago, com dinheiro público ( claro ), E para piorar no dia seguinte a palestra/fala do cantor foi uma vergonha, cheio de mágoas, delírios, rancores, uma lástima… Não entendo a tamanha necessidade de ser ecêntrico ou será o resultado de muitos anos de drogas que consumiu com sua massa branca …
    Já não era fã dele, agora muito menos.

  51. porque vcs ainda dão atenção e destaque a esse demente que o unico passado foi levar bombas de urina na cara no rock in rio e falar mal de quem tem passado e presente como, chico buarque ,joão gilberto(apesar de chato) e caetano veloso ? vcs da edição me expliquem por favor.

  52. O Lobão é um cara muito inteligente. Tem o vídeo dessa entrevista realizada no Festival da Mantiqueira na íntegra no youtube, em 5 partes. É só digitar “Lobão Festival Mantiqueira”. Quem quiser tirar suas dúvidas, é só entrar lá e sentir o que o Lobão falou… tá tudo lá…

  53. O nosso país precisa de uma revolução, os políticos caíram em descrédito total, não servem a nação e nem servem para nada apenas para pilhar o estado; Onde estão os intelectuais e os filósofos, se venderam também, sem falar dos funcionários públicos que são outro mal deste país… acho que estamos todos fud…

  54. Lobão é o cara! Os petistas que hoje estão no poder são tão ou mais corruptos do que a direita e se alia a qualquer um para explorar o povo e os contribuintes, se manter no poder, e continuar mamando nas tetas do Estado. O Lobão está certo, caimos numa ditadura da direita, isso não foi bom, mas seria pior se fosse da esquerda, podem ter certeza que os fuzilamentos a la che guevara seriam constantes. Este foi e/ou é o jeito dos marxistas governarem; nunca passam ou passaram de uma ditadura “ do proletariado“ e quem não está com eles vai preso ou é torturado, fuzilado, vai par um gulag. Esquerda e Marxistas são sinônimos de ladrões e mentirosos.

  55. É muito fácil comentar o filme depois de visto. E na real, de que lado estava? Direita, esquerda, CENTRÃO?
    E eu acho que vitimização, politização,caricaturização, simonalização…sei lá, me parece ESQUIZOFRENIA.

  56. É um dos caras mais lucidos do Brasil, enquanto outros como Chico Buarque vivem no seu mundinho fechado e q ainda ficam brincando de ser comunista que gosta de comer caviar, é bom ser comunista e gostar do bem bom enquanto o resto da população come merda.

  57. O Lobão é um moleque e um roqueiro maconheiro. Mas suas piores características não são essas, mas sim seus pensamentos desconexos, incoerentes, infantis e mais vazios ainda que sua música.

    Falei?

  58. Concordo com quase tudo o que o Lobão escreveu, principalmente a parte que ele é “um moleque, um roqueiro maconheiro, um mal social, doidão, “

  59. o lobão nunca me expirou em nada mas ele esta certissimo a imprenssa brasileira so mostra o lado deles mas a verdade ninguem diz, eu conheco toda a historia da epoca da ditadura nunca existiu luta por democracia nenhuma como hoje ainda não existe democracia no brasil, o que existe e uma ditadura economica que quem tem dolar no bolso faz o que que quem não tem se lasca se ferrar essa e a realidade

  60. Esse Lobão não passa de um filhinho de papai que, sentado em seu troninho de ouro, fica apontando e atirando pra tudo o que é lado. É um belo de um enganador. E o pior que tem gente que cai na dele: dão espaço pra suas baboseiras e até dizem que é um intelectual, hahaha. Lobão, tá na hora do senhor TRABALHAR, pra ai sim, poder dizer que contribui de alguma maneira pelo futuro de seu país. E vê se para de ser mimadinho e deixa de xiliquinho… Abraço a todos.

  61. Lobão sabe o que diz, enganam-se os que pensam o contrário e certamente há os que se favorecem com a manutenção da imagem do “roqueiro drogado”, como ele mesmo diz. Mas é sempre assim: aquele que mostra o lado podre das coisas é tachado de louco, drogado, etc. Isto nunca muda neste país!

  62. É isso aí, Lobão. Estou com você! A esquerda posa de vítima, mas ambos (esquerda e militares) eram tiranos e abusavam da força das armas. Não buscavam democracia,e estavam de braços dados com a ditadura (militar ou do proletariado). Você está certo. E era muito fácil fazer sucesso, bastava fazer músicas “revolucionárias”… O Brasil construiu ídolos cujos pés são de barro.

  63. É isso aí Lobão. Essa gente de religiões e ideologias com seus mundos perfeitos e fantasias de justiça e salvação, não aceitam a dura realidade. Nem a conhecem. Aliás, têm medo da realidade e por isso fogem dela e se transformam em transmissores e hospedeiros de uma cultura sentimentalizada, que qualquer criança a faz desmoronar, como fez, quando disse que o rei estava nu.
    Nelson Rodrigues, um dos maiores gênios do teatro do mundo nunca deu atenção a essa gente que queria aparecer ao lado dele.

  64. Lobão vai parar no Manhattan Connexion dizendo coisas inteligentes assim. Dêem uma melancia para ele, assim a gente tem paz.

  65. O Lobão de boca fechada é um poeta, como o Pelé. Todavia, sua música é sensacional. Exemplo: “Chorando no Campo”, composição inspiradíssima. Lobão, quando você virá a Sorocaba?

  66. “Hay de endurecer sin perder la ternura…ao sol de parador”.
    Quem quer te cooptar não é o andar de baixo, grande Lobo! o povo te ama brother!Já as vicissitudes da classe mérdia…bem, isso já é outra estória…rs Continue Sartana, meu rei! E foda-se a folha!

  67. Olha…. li o que o Lobão escreveu, simplemente para alimenta-lo, então não fique bravo, se por ventura vc ler o comentário…..então vamo lá…..Gente o Lobão só é mais um daqueles ex- alguma coisa, que pra estar na mídia usa-se do argumento chamado “Polêmica”, ele ainda não se ligou que a carreira dele é solidificada, em escandalos, uso indevido da mídia, e “bobageiras” de todo tipo que o mesmo diz….Então Lobão, eu peço uma coisa pra vc……passe algo que realmente valha a pena…..POR FAVOR……

  68. “As idéias dominantes numa época nunca passaram das idéias da classe dominante.” [Karl Marx]

    “A história da sociedade até aos nossos dias é a história da luta de classes.” Karl Marx]

  69. é isso aí caro lobão…nada a acrescentar ao que vc.disse..e disse bem pacas…aproveitando a oportunidade devo dizer que li certa vez reportagem sobre o chico buarque em que ele dizia que cuba é uma verdadeira maravilha..pô porque ele não muda pra lá ? ele vai como turista aí é diferente..mas vá viver lá cara palida pra ver o que é bom pra tosse…

  70. o meu primeiro comentario ficou aguardando moderacao. ok. ai vai: sras e srs da esquerda, da direita ou do raio que os parta, o lobao eh muito mais interessante que os mais tediosos criativos dos seus elementos intelectuais.

  71. Acho que pode e há muito de verdade no que o Lobão fala quando tentam esteoritipalizá-lo. Tanto que acho isso – no mínimo – pura sacanagem, quase sempre passo por isso já que não tendo a seguir o que é visto como convencional ou “estabelecido”, particularmente na minha profissão de médico (há 24 anos).Lobão, como Zeca Baleiro e muitos outros são pessoas cultas , inteligentes, e excelentes artistas/músicos/compositores, no que se propõe a realizar, principalmente neste contexto midiático que é um cruz credo. Quanto ao resto do texto me fez lembrar as quase todas peças que assisti do Gerald Thomas, no final dos anos oitenta e início dos noventa, i.e., precisa de bula para que se possa entender. Acho importante a indignação e posicionamento do Lobão, todos deveríamos ser mais críticos em relação ao que/quem nos rodeiam ou “que interpretam” o que somos , falamos e fazemos.Simonal é uma história a parte, e nem as tentativas de minimizá-la, foram bem sucedidas. Não fumo maconha, já fumei, como muitos hipócritas quem se billclitonizaram: “fumei, mas não traguei”. Fumaria a qualquer hora se entendesse que valesse a pena. Quanto ao resto das pessoas que continuem assistindo aos Ratinhos, Faustões, Gugus, Silvios e votando no Bolsonaro, já que é importante que existam escrotos de extrema direita homofóbicos,e tudo mais, como ele, que os representem, assim poderemos nos sentir um pouco mais humanos. Fui. Wagner Sayd Carvalho, apelido Satânico, de Campo Grande-MS.

  72. Aí Lobão. Metanalise. Faça parte desta marginália transcendente da história.O mundo precisa de metanalisadores e de sua música. Mas transcenda também nos papéis. Você está muito além de qualquer simonalização hipotética. Sem dicotomização. Sintético e metanalítico.

  73. Lobão, sou se fã, de verdade. Três dos seus discos estão entre as melhores coisas que já ouvi. Se você fosse inglês ou americano estaria mundialmente famoso. Seu livro, entretanto, é mediano. O que não influencia na genialidade da tua música. Por isso, cuidado pra não entrar na nóia de que estão contra vc, como nesse texto da Cult. Assim vc só se expõe. A FSP é mancheteira, rasa, com todo mundo, não só contigo. Abração.

  74. Sempre gostei do Lobão. Sempre defendi o Lobão. Mas este estranho conforto do jovem escritor e antigo compositor avacalhou com suas ideias tão habituadas com a iquietude.
    Que ele têm história? Bom, tudo bem. Também não é lá estas coisas. Nenhum patrimônio moral que não possa se desfazer.
    Pra ele honrar essa história que ele julga ter, tem que primeiro reconhecer que foi no mínimo infeliz.
    Atacar a esquerda não vai mudar o fato de que ele falou uma m… do tamanho do Brasil

  75. A Simonal
    Não há justiça mais torpe que a feita depois da morte,
    pois,faz injusta a sorte daquele que mendigava
    um pouco de luz na vida pra clarear sua estrada.
    Não é justiça – é infâmia – dizer pra quem já não há…
    que sua pena passou…
    Que é livre para voar!

    Não permita nunca,Lobão, que façam a mesma covardia! Nós já vimos este filme!

  76. Esse tipo de “MARKETING”é muito comum entre os artistas, vai lançar um cd, um livro, um filme ou seja lá o que for,,, custumam falar, escrever ou fazer algo que chame a atençao de todos, e dá certo!!! Eu nao suporto o lobão e estou lendo e até comentando. POBREZA DE IDÉIAS E DE IDEAIS

  77. Lobao foi mt infeliz nessa sua adjetivacao (simonalizado), melhor na sua esquivacao… kem tem um pouco mais de tempo de vida respeita mt esses simbolos, pois eram autenticos e reais. se a esuqerda se perdeu como sempre acontece, naum demeretiza seu passado q foi cruacial para nosso presente bem mais descente, longe do ideial, porem houve mudancas… almento ele naum se simonalizar atualmente para um futuro melhor… sinalizar uma nova esquerda… pois entaum como bem disse ele, fike mesmo no conforto da sua vida… mas fale menos besteiras… e pare com essa de perseguidinho… acho q na verdade eh crise de meia idade… ahhh pensando melhor… deixa ele desabafar… vai lhe fazer bem…

  78. Na verdade não são idéias do Lobão. Quem viveu a ditadura e via e sabia de tudo e não participava daqueles movimentos que davam medo, sabe que o que ele está dizendo é exatamente o que acontecia.Matavam e arrancavam unhas de quem quer que seja. Direita ou esquerda, uma verdadeira mentira na história. Procurem saber o quanto o Sr. Chico Buarque recebe de indenização; não sei. E merece essa indenização que eu sou obrigado a contribuir mensalmente através dos valores tirados de meu ordenado como “Imposto Retido na Fonte”? Finalmente alguém que pensa como eu. Não gostava de você, Lobão, por não me interessar em te conhecer. Agora, já começo a te admirar.

  79. Somos…todos…imcompreendidos…por essa sociedade execrada onde politicos pintam e bordam e artitas que tem a coragem de dizer o que pensa e deixado, processado, extinto pela midia que gosta de colocar apenas oque interassa o que da ibope, colocando inumeros brasileiros a uma escolaridade inferior apenas para ganhar votos, e dizer que o pais esta a mil maravilhas,enquanto o povo se ferra! e eu que curto alternativas como vc para guiar a realidade…belo show em ribeirão preto…abraço

  80. É fato que boa parte da militância de esquerda não lutava pela democracia na época da Ditadura, mas pela implantação de uma ditadura de esquerda. Mas também é fato que 1) os militares tomaram o poder pela força e 2) os militares cometeram crimes contra humanidade com suas práticas de tortura, prisões sem ordem judicial, julgamentos a revelia, execuções e etc. E por esses crimes ninguém foi punido, estão todos protegidos pela lei de anistia. Na minha opinião, independente das motivações da esquerda, boa parte dela tomou o caminho da ilegalidade, sim, mas depois que uma ilegalidade maior havia sido cometida. Nesse sentido, acho que podem ser relativizados os seus “pecados”.

  81. Só concluindo, independente de tudo o que eu disse no meu comentário anterior, entendo o ponto de vista do Lobão e concordo. Achei que ele foi infeliz na maneira como colocou as coisas, mas eu tinha certeza que o jornalista tinha cometido alguma “estrepulia” ao reproduzir a declaração.

  82. Não sou politizada como o Lobão, mas compartilho de suas idéias, concordo plenamente quando ele diz que as pessoas não entendem o que ele fala, porque ele é um cara extremamente inteligente e culto e grande parte das pessoas tem muita dificuldade de entender o ponto de vista de pessoas como ele, especialmente porque não e hipócrita. Agora quem consegue entender um pouco de sua percepção entende ao mesmo tempo quão grande é a ignorância, a hipocrisia e tirania do mundo.

  83. Lobão vc não deve nada para esses ordinários nossa política é mal carater, hipócritae e todos são falsos moralistas.

  84. Lamentável é o Lobão ficar brigando com uma visão já ultrapassada de um mundo bipolar. Descobriu a pólvora quando tenta dizer que não há uma esquerda e uma direita nem no período da ditadura militar. Estreitar a visão daquela época como a direita contra a esquerda, o bem contra o mal, é no mínimo inocência. Ele briga contra o óbvio para aparecer. É um músico abaixo da média que talvez em um momento de lucidez resolveu escutar “The Who”, “We won’t get fooled again” e fez a interpretação abrasileirada de nosso período jogando todo mundo no mesmo saco como se houvesse apenas 2 visões de mundo durante a ditadura militar. Acho que o Lobão é um músico ruim e, por isso, precisa desesperadamente de falsas polêmicas pseudo-intelectuais para aparecer de vez em quando. Senão só é lembrado mesmo como apresentador de programas adolescentes na ridícula MTV.

  85. concordo plenamente com o lobão, “aqui no brasil tudo é uma palhaçada”. e o lobão ja bateu de frente em diversas questoes importantes do nosso pais, e quando temos pleno conhecimento do que acontece, somos escondidos ou mascarados pelo vinculo de comunicação, em 99 % da folha publicada a informação com interesses particulares e financeiros, nada a mais. estão lesando o nosso pais e nosso povo.

  86. Grande Lobão sempre correto, acho que precisamos acordar vivemos em um brasil miope ,direita e esquerda so correm atras do poder e grana para alimentar a luxuria e a corrupção.Estamos miope e não vemos nada e não lutamos por nada temos que repensar e lutar por um Brasil Melhor para nos mesmos e para nossos filhos

  87. lobão gosta de dizer q foi mascote do CV,hoje,ele virou bichinho de estimação do psdb.

  88. Verdade seja dita: Lobão só foi alguém enquanto doidão. O livro só é bom quando conta as histórias do Lobão-doidão. Atualmente o Lobão é um compositor sem inspiração. As letras são fracas, filosofices de segunda/terceira categoria. Os arranjos são legaizinhos, mas isso até os sertanojos conseguem fazer. O Lobão só é bom quando fala. Tipo o Jorge Mautner. Mas essa de defender torturadores para atacar a esquerda foi o fim da picada… Quem se diz centrista é sempre de direita. Volte a cheirar, Lobão!

  89. Ué, mas o Simonal era mesmo um puta dedu duro. Fez serviço militar, gostava do exército, incorporou todos aquelas idéias da direita e tinha um monte de ex-colegas que trabalhavam como torturadores. O Lobão não chega a tanto. É apenas um filhinho de papai dos anos 80 que aprendeu com Caetano que ter chiliques e atirar para todos os lados da Ibope.

  90. “O cantor Lobão está no centro de uma polêmica…” diz o jornal… powww e quando foi que o lobão deixou de sta num centro de uma polêmica? tentei entender o que ele disse, mas não consegui,,, exceto depois que fumei dois baseados,,, comparar lobão com CHICO BUARQUE, JOÃO GILBERTO, CAETANO VELOSO,,, QUE QUE É ISSOO? VOU já acionar o PROCON,,,

  91. Essa molecada nova não sabe o que foi a ditadura. Infelizmente o Brasil é realmente o país da impunidade. Enquanto na Argentina, no Chile e agora no Uruguai, as Leis de Anistia cairam todas, aqui nossos próprios juizes do STF afirmam que ela vale até para os torturadores. Na Argentina tem ex-ditador preso. Tem 15 ex-torturadores cumprindo PRISÂO PERPÉTUA. Os jovens que morreram lutando contra a ditadura, os filhos das Mães da Praça de Maio, são lembrados como heróis. Aqui o pessoal chama de terroristas. Terrorista é quem fabrica e solta bomba. E as únicas bombas que eu lembro de explodir naquela época eram as que explodiam bancas de jornais que vendiam O Pasquim e aquela que estourou no colo do sargento do exército que ia explodir a mesma no show do Riocentro.

  92. Ah o Lobão ! Um cara muito especial musicalmente mas como persona adora isso, curte isso. Agora sacou o “simonalizado”.Lobão joga frases ao vento, cita nomes beeemmm conhecidos em contextos com potencial explosivo e depois fica assim…Lobão pessima noticia: ainda não foi desta vez.

  93. É o fim da picada mesmo!! Em uma seção de comentários quase “livres”, sobre uma temática de maniqueísmo em nossas artes e meios de comunicação, você sofrer censura total em seu ponto de vista, é a prova cabal de que neste país só os “maynard” da vida é que podem se expressar.
    E o pior é que ainda sou sócio dessa bexiga!! É, não tem jeito não. Ainda temos que avançar e muito em nossa pseudodemocracia.

  94. Lobão, eu tô contigo e não abro nem pro trem. Concordo que o Simona tinha até mais suingue. Mas você? Você tem mais sangue. Um sangue que ferve e faz agitar muito mais cabeças pensantes do que corpos dançantes. Você mexe com as estruturas carcomidas desse sistema podre e agonizante. Nossa loucura é excesso de lucidez. Hoje vejo meus antigos amigos de ‘esquerda’ em apartamentos de luxo e em seus carros importados. Enquanto a patuléia agita com o insosso pão e circo. Nossa consciência não tem preço. Falem o que quiserem falar. Percam o tempo de vocês que falam mal desta figura inabalável e histórica que é o grande Lobão. Quanto mais dele falam, mais ele cresce. Mais e mais palmas para sua obra, personalidade e capacidade de furar o ‘status quo’ e fazer sangrar verdades que esse sistemazinho falido tenta ocultar e impor guela abaixo com a conivência e bossalidade da estúpida classe média. 5O Anos a mil, sim pois “A nossa onda de amor não há quem corte”. Vida Bandida, Vida Louca Vida, A Vida é Doce. É pouco, queremos muito mais. Sou professor e vou rodar biografia de Lobão entre a galera e divulgar mais ainda a nossa tão respaldada Independência. Parabéns, Revista Cult pelo conteúdo e fica a sugestão de um Dossiê sobre o nosso querido João Luiz Woerdenbag Filho: Lobão!!!

  95. Quanta estupidez quem crítica o Lobão. Um dos caras mais geniais do nosso tempo. Mas se a ignorância é uma benção, melhor ignorar os abençoados.

  96. Seguinte, quem for corajoso suficiente prá mudar de idéia, assista as 5 partes da palestra do Lobão, como disse o amigo aí de cima.Mas só se você tiver ousadia prá mudar de idéia. Caso contrário, continue se comportando como a Folha de S.Paulo,que picotou as falas e deu a interpretação “polêmica” que quis no texto do repórter Marco Rodrigo Almeida. Continuou mentindo na voz da ombudsman Suzana Singer afirmando que “ele falou bastante sobre o assunto”. Ficou claro que D.Suzana também só assistiu 1 vídeo da palestra toda. Repito:são 5 vídeos no youtube!
    Lobão errou sim.Primeiro fez uma piada sem graça, ele mesmo reconheceu: “essa foi horrível” e não explicou a piada porque, seu segundo erro, superestimou a audiência. Acreditou, ingenuamente, que estavam entendendo o que ele dizia. Não Lobão, eles não fazem a menor idéia do que seja iconoclastia, dessacralização. Nietzsche é só um nome que eles tem que googlar prá saber como escreve. E para os preguiçosos taí o link do 1º da palestra do Lobãoo no Festival da Mantiqueira vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=Fciq3AO3OGw

  97. Todos fomos contra a ditadura militar e muitos como eu, contra qualquer ditadura. Mas muito dessa gente que foi contra a ditadura, pegando em armas ou não, era a favor de outra ditadura. Chiquinho Buarque está aí prá não nos deixar mentir com seu amor incondicional pelo sanguinário Fidel. Um outro que também era a contra a ditadura e parece que também ama ou amava Fidel, é o Ziraldo, que foi um dos que sobressaiu na caça as bruxas daqueles que eles achavam que estavam do lado dos milicos e que acabou com a incineração do Simonal.
    Por falar em Ziraldo, me lembro quando menino que detestava aquela revista dele O Pererê, em que nada nos fazia indentificar com a nossa condição de criança. Era tudo papo fora de lugar. Devia ser ideologia prá nos lavar o cérebro. Já o Bolinha e Luluzinha sim, eram uma maravilha que nos fazia deliciar. Com isso, a revista dele acabou e ele justifica que o produto americano vinha com preços sem concorrentes. Não deixa de ter alguma razão, mas como ele explica o sucesso de Maurício de Souza que desbancou as revistas da gigante Disney?
    Enfim, essa gente fascista de esquerda é chata pracarálio. Farinha do mesmo saco dos fascistas de dreita como já disse o Lobão.

  98. Só para não esquecer: essa gente que pegou em armas contra a ditadura queria implantar a deles. Talvez bem pior, pois tinham como mentores,Fidel Castro, Mao e até Pol Pot do Cambodja, que em quatro anos assassinou 2 milhões de cambojanos. Quem na verdade lutou pela liberdade e democracia foram Tancredo, Ulisses, Mario Covas, Evaristo Arns, e outros, além de artistas, jornalistas e o povo em geral. Quanto a Lobão, estou com ele . Ele mostra que não se deixa dominar por ideologias ou religiões, com suas fantasias de mundo perfeito e que têm como fim escravizar as massas.

  99. É lindo ser comunista, mas comendo caviar e tomando champanhe, não é mesmo, sr. Chico Buarque?

    E tenho dito: mais vale um Lobão que dois Geraldos Vandrés.

    E se isso dói nos esquerdopatas, engulam com farinha ou fiquem aí com raivinha e esperniando porque o pensamento hipócrita e politicamente correto de vocês não é mais unanimidade.

    Beijinhos!

  100. Sabia que Lobão (somo sempre) morderia a língua.O meu único erro foi, que contando com as experiências das outras “alfinetadas”, a dar 6 meses a 1 ano pra ele se contradizer.Dessa vez foi tempo recorde…

  101. Calma, Lobo. Você é mais reconhecido do que imagina. Talento te sobra, pra você ficar tão ‘puto’ com a tal ‘situação’. Faça seu som, sua música, e não deixe o resto aproximar-se. Afaste-se da falação. Acaba que a gente corre o risco de cair na redundância falaciana (se é que precisamos de mais doses dessa droga). Calma, cara. Cuide-se à seu modo, pois, o que sinto como músico-baterista e admirador de seu trabalho, é que ‘suas palavras’, ‘perigam’ deixar de serem suas; já está ‘quase igual às deles’, entende? Aí, é que eu tenho que ‘desconcordar’ de você, e te dizer que você não combina com o ‘papo deles’. Cada um, cada qual, Lobão. Fique firme; ouça Miles (e mais!), Motorhead, Coltrane, Hermeto, Zawinul; ouça o Raul! Mas, acima de tudo, brother, emudeça aos ‘indiferentes’. Não subestime o reconhecimento de seu público. Grande abraço, muita saúde e compreensão, cara!

    Plinio Romero. -.-

  102. Lobão: um completo idiota, do começo ao fim, de suas musiquinhas pífias aos comentários infâmes, produzidos só para gerar burburinho e atenção. Um vendido desde o início da carreira, pouco talento e nenhum brilho em tudo que tentou. Lamentável. Pior são os ignorantes que acham que o tal é grande coisa…

  103. Lobão deu a real, esquerdistas tiranos, nunca buscaram a democracia, sempre buscaram o poder e a são perfeitos tiranos.

  104. E Lobão mandou essa: “Se os brasileiros acham que Lula da Silva foi o melhor presidente é sinal de que estamos condenados a comer cocô até o infinito”. Esse tal de Lobão é um gênio.

  105. É assombroso o modo sombrio que a mente pseudo intelectual tende a afundar no seu poço ignorante. É por causa da desvalorização do conteúdo, e supervalorização da imagem, que o cenário midiático fantasiado de cultura escarnece da nossa inteligência. Como alguém fala que “Lobão só era alguém quando era doidão”? O cara tem um valor cultural assombroso e alguém desvia o rumo do valor para a imagem midiática do artista?? Ainda por cima é um ignorante musical. Como diz que os arranjos de Lobão são “bonzinhos”? O cara foi pioneiro na fusão de cultura popular com cultura erudita. As composições do Lobo estão melhores que nunca. O que uma mente que quer comparar sertanejo universitário com cultura nacional pode trazer de bom para essa discussão? Não deve comentar do Lobo, aliás, de artista nenhum. Volte para o seu triste recanto sombrio de funk, música midiática pop ou seja lá o que for que ouça e não nos dê o ar de sua ignorância.

  106. Realmente de alguns comentários, fico a pensar, porque alguns artistas do top da mpb ddos quais admiro defende tanto o posiciionamento de Fidel de sua política e ficam cantando e escrevendo democracia. E aí vejo Lobão falando coisas e aí me pergunto quem tá com a razão. Caetano veloso já disse que o cara tinha razão.

  107. assino em baixo a critica ao esquerdismo nacional oportunista e retrogrado, e a critica a mediocridade da cultura nacional atual,, mais relativizar a tortura no regime militar , nisso
    ele foi longe demais, parece o repugnante Diogo Mainard, ,fala demais e acaba se perdendo,

  108. Um peudo intelectual que perdeu o foco, um filhote do PSDB como disse alguem ai em cima, nada mais que isso.

  109. Lobão, 53? Fala sério, cara.

    E essa conversinha de que quem te critica é “esquerdopata” é mó babaquice.

    Vocé é um mala, independentemente de questões ideológicas. Chato pra c…, chorão, recalcado. Vai trabalhar, vender tua arte e para com esse mimimi.

Deixe o seu comentário

Artigos Relacionados

TV Cult